CASTRAÇÃO


O que é a Castração?
A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação.

Como funciona?
Consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos.A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado.A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.
Vantagens da Castração:1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos; 2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva; 3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais; 4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais; 5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio; 6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!); 7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência; 8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Mitos sobre a Castração:

- "Castração engorda?” O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.A quantidade de alimento também poderá ser diminuida.
- “Ele não tomará mais conta da casa?”
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria?”
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.
- “Meu animal vai sofrer?”
A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.
- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?”
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.
Ajude a combater a superpopulação o abandono: castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!

8 comentários:

WaguinhoStyle disse...

onde posso castrar o meu cachorro em duque de caxias ?

keymii disse...

Olá, gostaria de saber onde se localiza esta unidade em Duque de Caxias, preciso urgente saber, pois encontrei uma gata que estava prenha (acabou de dar a luz) e ela está com uma machucado muito feio no olho, tipo, nas pálpebras mais precisamente, pois os olhos dela estão normais.
Se puder me responder o mais depressa possível eu agradeço.

Anônimo disse...

Quero parabenizar a quem fez este lugar para atendimento de animais carentes amo meus cães , e gostaria de castra_los sou moradora de ssjoao de meriti eles podem ser atendidos ai? Porque em sao joao nao tem nada disso , so tem buracossssss,!!,

Unknown disse...

OLá , boa noite! Uma cadela foi abandonada na minha rua e deu a luz a oito filhotes q já doamos através do facebook, oferecemos comida e água e vermifugamos, mas gostaríamos muito de castrá-la para evitar novo cio, aplicamos uma injeção, porém o ideal seria castrá-la . É possível ? Gostaríamos por um preço popular, pois atualmente as clínicas veterinárias estão cobrando por peso do animal e não uma tabela fixa acesível a população da baixada. ela deve ter 13 kilos. A dificuldade hj em dia das pessoas adotarem um animal abandonado na rua, principalmente na baixada, é o tratamento q é caro, não basta ração é água, além do amor é preciso vermifugar, castrar para evitar novas crias nas ruas e remedio antipulga, se ao menos conseguíssemos a castração com preço acessível iria ajudá-la a evitar ter mais filhotes.

Unknown disse...

Ola,bom dia ainda estão castrando cao de graça ou um preço assecivel?

Sabrina disse...

Boa noite.
Preciso de preço acessível para castrar meu cachorro. Onde posso obter? Aqui em Caxias tem algum local público para atendimento de animais? Obrigada.

Unknown disse...

Preciso castrar meu cão (fêmea) porte pequeno menos de um ano de idade não entrou no cio ainda aproximadamente uns 12kg qual horário e dia que posso ir na unidade ?

Unknown disse...

Oi!boa tarde, gostaria de saber se vocês podem recolher gatos para adoção, porque aqui do lado onde moro,tem gatos que nasceram em um terreno, e eles estão se reproduzindo muito rápido , eles são criados sozinhos e são ariscos,porque ninguém tem acesso a eles ,fico com pena e ponho comida e água pra eles por cima do muro, mais a situação está fora de controle, por favor me ajudem, eles são uns gatos lindos, mais ninguém quer adotar ,e eu não tenho condições pra isso, tenho criança alérgica em casa ,eles vivem sozinhos nesse terreno .