O que é zoonoses?


Zoonozes são doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microorganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickéttsias.
Uma das principais zoonose é a raiva ou hidrofobia. A doença tem o cão como transmissor e também como hospedeiro, sendo fatal ao animal.
Os sintomas iniciais e mais evidentes são mudança de comportamento, agressividade e paralisia.
A famosa espuma na boca é causada pela paralisia dos músculos da faringe e laringe, o que impede que o cão engula a saliva. Depois de algum tempo, ocorre desidratação e a espuma adquire consistência de uma baba mais viscosa.
A transmissão do vírus se dá pela saliva, quando em contato com mucosas ou com a corrente sanguínea (o que acontece quando o cão morde uma pessoa).
As manifestações iniciais começam entre 15 e 60 dias após a infecção e a morte do animal sobrevém depois de aproximadamente uma semana, não existindo tratamento conhecido até o momento.
Uma pessoa mordida por cão desconhecido ou suspeito deve procurar o médico o mais rápido possível para que a vacina seja aplicada antes do vírus ter tempo de se manifestar, num processo conhecido por imunização pós exposição, sendo muito importante tentar evitar que o cão agressor fuja, devendo ser encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade.
Portanto a única forma de proteção ao cão é a vacina preventiva, que deve ser repetida anualmente. Outro cuidado simples é evitar que o cão tenha contato com outros animais nas ruas.

Um comentário:

Kellycout28@gmail. Com disse...

Bom dia estou com um gato com muitos machudos e acho que é esporotricose está cada vez pior não tenho como cuida estou desempregada e tenho medo por que tenho outros animais .
Por favor me ajude.